-
Arquitetos de interiores: The Room Studio
- Área: 300 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mauricio Fuertes
É possível apreciar espaços mais amplos destinados ao ócio e outros mais protegidos e privativos, como o dormitório suíte. Na área posterior estão localizados dois dormitórios de convidados e um escritório. Na área principal buscou-se realizar uma distinção entre cada espaço, mas criando um uso singular para cada um. Através da colocação de peças de mobiliário e do uso de carpete foi possível criar esse tipo de divisão de forma natural e muito visual. Este espaço é iluminado por três luminárias suspensas de grandes dimensões, ajudando a potencializar o pé-direito duplo junto a um desenho muito minimalista, sofisticado e leve para não intervir na visão da arquitetura característica da casa.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários buscaram criar uma residência cujos principais objetivos foram o fomento da arquitetura da preexistência, enfatizando o estilo industrial e os materiais com as novas peças incorporadas a cada área. Alguns elementos originais do loft foram mantidos, como as instalações aparentes, os materiais naturais e suas imperfeições, e uma parte mais criativa de obra. Além disso, os clientes tinham a ideia de destinar o espaço tanto para viver, quanto para celebrar eventos e exposições relacionadas ao mundo da arte. Para isso, criou-se um espaço muito versátil e polivalente capaz de abarcar diversos usos, inclusive simultaneamente.
A cozinha original de estilo industrial foi conservada, incorporando-a ao novo desenho e integrando-a à gama cromática do restante do loft. Foram incluídos tamboretes e as icônicas lâmpadas Campari de Ingo Maurer, dando a sim o toque de cor vermelha que se repete em alguns espaços. Para a sala de jantar foram colocadas peças muito especiais e características, acoplando-se ao estilo moderno e fornecendo o toque de desenho contemporâneo. Esta combinação permitiu obter fluidez, encontrando o equilíbrio perfeito entre conforto, desenho e acolhimento.
A área de proteção serve a uma dupla função. Por um lado, servirá de expositor e reforço nos eventos e, por outro, será utilizada de forma mais informal e particular para assistir a filmes. O sofá em forma curva permite a visualização tanto do projetor escondido na parede transversal, quanto da televisão na lateral, além de romper com as linhas retas. O centro do loft se demarca como eixo canalizador da sala e o sofá, enquanto ilha modular, é muito funcional e tem a possibilidade de mudar de posição conforme a necessidade. A suíte se concentra no segundo pavimento da casa, com vistas ao restante do espaço e incluindo peças que agregam praticidade, criando uma área mais acolhedora e íntima.